VIDEO-AULAS DE LIBRAS




Título: VIDEO-AULAS DE LIBRAS
Autor: Ines
Gênero: Educativo


A comunidade surda vem constituindo sua identidade de grupo, historicamente estigmatizado, para um grupo valorizado, com direito à cultura, à arte, à história, enfim, à participação política e social.

Conquistas significativas vêm sendo concretizadas como é o caso da conscientização da sociedade em relação ao reconhecimento da língua de sinais – como língua natural da comunidade surda – a presença de profissionais surdos, participando do projeto pedagógico das escolas e, recentemente, a oficialização da LIBRAS – Língua brasileira de Sinais.

Além disso, no contexto atual, as políticas governamentais, fundamentalmente no âmbito da educação, estão voltadas à valorização lingüística e cultural dos surdos, através do desencadeamento de ações que reconheçam essas diferenças.

“VIDEO-AULAS DE LIBRAS” reflete, um pouco desse momento. Trata-se de um material gerado no seio da comunidade surda e que tem como objetivo o apoio aos diferentes profissionais da área da surdez, que estão realizando as primeiras aproximações com a língua de sinais.

Sabedores que somos a esse aprendizado e como se trata de um a língua de modalidade visual-espacial, diferente das línguas orais, é imprescindível o contato pleno com seus usuários, para que se dê a aproximação de sua complexa estrutura gramatical, de difícil percepção no plano gráfico.

Audio: Português com legendas
Extensão: wmv

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

0 comentários: